top of page

Entrevista com Padre Verneson (Católico apostólico romano)


O Padre Verneson, reside em Barreiras- Ba e é Padre da igreja São João Batista.

Entrevistado : Pr. Verneson

1 – A teoria da evolução mostrou que a bíblia está errada?

Bom, quanto a esta pergunta, depende do ponto de vista, daqueles que vêem a ciência e a teoria do big bang vão dizer que a Bíblia está errada, mas por outro lado, é claro que vai dizer que não. Então depende do ponto de vista. Porém, hoje se for olhar, nem a ciência nem a religião vão dizer que a outra está errada. O que se sabe, o que se pode pensar ou dizer é que pode ter acontecido a teoria da evolução, mas claro que para nós católicos ela vai ter um princípio, tudo teve um principio, que para nós, é claro, é Deus.

2 – A ciência e a fé se excluem mutuamente?

Claro que não, em um determinado momento da história havia uma divergência entre ciência e religião, fé e ciência, mas sabemos que hoje um caminha ao lado da outra. As ciências ajudam a fundamentar a fé e vice e versa, logo, hoje não existe a idéia de que a ciência e a fé não caminham juntas. Inclusive o Papa Bento XVI, escreveu um documento próprio entre fé e razão, afirmando que a fé ilumina a ciência e a razão, da mesma forma que a ciência da à fé algo mais consistente que nos ajuda a viver com crença.

3 – O ensino da sua religião é compatível com o ensino cientifico?

É claro que é compatível, são suas verdades, duas realidades diferentes quando se vai tratar de fé e tratar da ciência por que a fé não tem uma matéria, a fé é abstrata, enquanto que a ciência precisa de um objeto do concreto, um objeto de estudo, a fé não tem um objeto de estudo nesse sentido concreto. À medida que a ciência precisa do elemento, da matéria. Então, nesse sentido ha uma diferença, porém, pra gente estudar a religião, estudar a questão da fé, precisamos lidar também com essa realidade da ciência. Podemos dizer que uma é complementar da outra, nem a religião pode anular a ciência, nem a ciência pode anular também a religião. Claro que depende do ponto de vista, por que se a gente for olhar do ponto de vista religioso não se te nada concreto em relação também a certas teorias da ciência e da mesma forma a ciência vai olhar para a religião e só vai encontrar suposições, teorias. E nisso então, que uma deve olhar para a outra com os bons olhos e a religião auxiliar a ciência, assim como também a ciência auxiliar a religião.

4 - Quais as principais objeções á teoria da evolução segundo sua religião?

Bem, temos um cuidado, pois a igreja ficou certo tempo indiferente a ciências, com a preocupação, e não o medo de perder a essência ou poder. Mas a igreja tinha e tem a preocupação de que a humanidade se torne independente de um Deus, de um ser criador, por isso não tenha que temer ou prestar contas a ninguém. Agora me diga por que tentam passar a todo custo à teoria da evolução, como se fosse a única e exclusiva verdadeira?! Pois com a teoria da evolução não há a necessidade de prestar contas a ninguém, não será preciso temer, cada um será dono de seus atos, no sentido de fazer o que quiser, sem pensar nas conseqüências, se tornando independente pois não terá um ser superior para reger as situações, Vamos caminhas, com fé, razão e ciência, uma auxiliando a outra, para que a humanidade não se faça como deuses de si próprio.

Por Trás do Blog
Leitura/vídeo recomendado

A guerra do fogo- Filme

“Ciência” e “Religião”: Construindo os Limites 

Como a religião convive com a Teoria da Evolução de Darwin

Procurar por Tags

A revista foi proposta pela professora Kaline Benevides, do Instituto Federal da Bahia,,campus Barreiras. Foi realizado pelas alunas: Débora Santana, Bárbara Souza, Mirla Novais, Mikaelle Machado e Myrian Carvalho, turma 141 de edificações.

Produção
bottom of page